Situação
de Aprendizagem a partir do texto Meu primeiro beijo de Antonio Barreto
Público
alvo:
alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II
Objetivos –
Levar o aluno a refletir sobre o uso da pontuação do ponto de vista fonético,
sintático e semântico, a fim de que percebam que a pontuação não é meramente um
caso de prosódia, mas principalmente responsável pela construção de sentido no
texto.
Estratégias
Ativar conhecimentos
prévios sobre o uso da pontuação, em relação ao modo de ler e organizar o
texto;
Contrapor as produções da
fala e da escrita para mostrar como a entonação muda com o uso da pontuação;
Produção textual cujo objetivo
seja pontuar de forma diferente a fim de demonstrar a mudança de sentido.
Duração:
6 aulas
Material
utilizado: Cópias dos textos, cópias das atividades,
material de escrita próprio, cartolina para colar os textos produzidos.
Primeira
aula
Separar a sala em 6 grupos
de cinco ou no máximo seis alunos e pedir que escolham um dos integrantes para
ler o texto.
Três grupos devem receber
o texto com a pontuação totalmente alterada, dois grupos recebem o texto sem
nenhuma pontuação e apenas 1 grupo recebe o texto pontuado de forma correta.
Cada líder deve ler o respectivo
texto para os integrantes do grupo e estes devem perceber em quais pontos dessa
leitura houve dificuldade de apreensão e compreensão de sentenças ou do sentido
global do texto. Tudo deve ser registrado para posterior leitura para a classe.
Depois da leitura em
grupo, passar à leitura coletiva. Nesse ponto, propor uma dinâmica de
descoberta. Os alunos têm que descobrir qual grupo possui o texto pontuado
corretamente. O grupo que acertar de primeira passa à frente na pontuação em
relação aos demais.
Segunda
aula
Os grupos que ficaram com
os textos sem a pontuação devida devem fazer a reescrita, pontuando o texto o
mais próximo possível do original. Para isso, o grupo que ficou com o texto
correto vai colando pistas na lousa sobre quais pontuações aparecem no texto. (uso
do ponto final, do ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências,
vírgula, aspas, travessão)
Depois da reescrita, os
grupos trocam essas produções e fazem a leitura novamente tendo como parâmetro
a leitura do grupo que passou as dicas.
Nesse ponto, é importante
que eles exteriorizem quais pontuações foram fáceis de perceber e quais tiveram
mais dificuldade.
Terceira
aula
O grupo que ficou
responsável pelo texto correto, deve direcionar a correção da reescrita. Nesse
ponto, o professor intervém apenas quando precisar explicar alguma pontuação
que os alunos não tenham conseguido perceber o porquê de seu uso no texto. Assim,
eles constroem o conhecimento a partir de uma situação concreta de dificuldade.
Ao compartilharem o que cada um entende sobre pontuação, os alunos assimilam
sem precisarem recorrer às nomenclaturas.
Quarta
aula
Nesse momento, cada grupo
deve indicar que tipo de narrador o texto faz uso e a qual gênero se refere.
Como o relato de experiência é um gênero abordado no 7º ano, o grupo que ficou
responsável pelo texto pontuado corretamente, vai colocando dicas de como
identificar o gênero caso os alunos ainda tenham dificuldade de perceber. Novamente,
pode-se pontuar o grupo que fez a identificação sem a ajuda do grupo líder.
Após essa identificação,
os alunos devem descobrir, por meio do uso da pontuação, para quem o narrador
está contando sua experiência e com quem ele teve a experiência. Assim, eles
vão percebendo como a pontuação vai construindo a interação dentro e fora do
texto.
Além disso, os grupos têm
que perceber que há um gênero dentro de outro gênero, e seu uso fica
explicitado por meio da pontuação. O grupo que primeiro descobrir esse gênero e
qual a pontuação que marca sua inserção no texto, deve ganhar pontos.
Quinta
aula
Escrita (por grupo) do
relato de experiência sobre as quatro aulas anteriores, assumindo um narrador
em primeira pessoa que mostre como o modo de ver, usar e conhecer certos sinais
de pontuação interfere no modo de ler, organizar o texto e compreendê-lo.
Depois os grupos devem trocar as produções e corrigir os textos quanto à
pontuação do texto. O grupo que melhor se expressar por escrito respeitando a
pontuação ganha pontos.
Sexta
aula
Contagem
dos pontos por grupo e divulgação por meio de cartazes dos melhores textos
produzidos sobre a experiência com pontuação.
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