quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Situação de Aprendizagem sobre pontuação



Situação de Aprendizagem a partir do texto Meu primeiro beijo de Antonio Barreto

Público alvo: alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II


Objetivos – Levar o aluno a refletir sobre o uso da pontuação do ponto de vista fonético, sintático e semântico, a fim de que percebam que a pontuação não é meramente um caso de prosódia, mas principalmente responsável pela construção de sentido no texto.

Estratégias
Ativar conhecimentos prévios sobre o uso da pontuação, em relação ao modo de ler e organizar o texto;
Contrapor as produções da fala e da escrita para mostrar como a entonação muda com o uso da pontuação;
Produção textual cujo objetivo seja pontuar de forma diferente a fim de demonstrar a mudança de sentido.

Duração: 6 aulas

Material utilizado: Cópias dos textos, cópias das atividades, material de escrita próprio, cartolina para colar os textos produzidos.

Primeira aula
Separar a sala em 6 grupos de cinco ou no máximo seis alunos e pedir que escolham um dos integrantes para ler o texto.
Três grupos devem receber o texto com a pontuação totalmente alterada, dois grupos recebem o texto sem nenhuma pontuação e apenas 1 grupo recebe o texto pontuado de forma correta.
Cada líder deve ler o respectivo texto para os integrantes do grupo e estes devem perceber em quais pontos dessa leitura houve dificuldade de apreensão e compreensão de sentenças ou do sentido global do texto. Tudo deve ser registrado para posterior leitura para a classe.
Depois da leitura em grupo, passar à leitura coletiva. Nesse ponto, propor uma dinâmica de descoberta. Os alunos têm que descobrir qual grupo possui o texto pontuado corretamente. O grupo que acertar de primeira passa à frente na pontuação em relação aos demais.

Segunda aula
Os grupos que ficaram com os textos sem a pontuação devida devem fazer a reescrita, pontuando o texto o mais próximo possível do original. Para isso, o grupo que ficou com o texto correto vai colando pistas na lousa sobre quais pontuações aparecem no texto. (uso do ponto final, do ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências, vírgula, aspas, travessão)
Depois da reescrita, os grupos trocam essas produções e fazem a leitura novamente tendo como parâmetro a leitura do grupo que passou as dicas.
Nesse ponto, é importante que eles exteriorizem quais pontuações foram fáceis de perceber e quais tiveram mais dificuldade.

Terceira aula
O grupo que ficou responsável pelo texto correto, deve direcionar a correção da reescrita. Nesse ponto, o professor intervém apenas quando precisar explicar alguma pontuação que os alunos não tenham conseguido perceber o porquê de seu uso no texto. Assim, eles constroem o conhecimento a partir de uma situação concreta de dificuldade. Ao compartilharem o que cada um entende sobre pontuação, os alunos assimilam sem precisarem recorrer às nomenclaturas.

Quarta aula
Nesse momento, cada grupo deve indicar que tipo de narrador o texto faz uso e a qual gênero se refere. Como o relato de experiência é um gênero abordado no 7º ano, o grupo que ficou responsável pelo texto pontuado corretamente, vai colocando dicas de como identificar o gênero caso os alunos ainda tenham dificuldade de perceber. Novamente, pode-se pontuar o grupo que fez a identificação sem a ajuda do grupo líder.
Após essa identificação, os alunos devem descobrir, por meio do uso da pontuação, para quem o narrador está contando sua experiência e com quem ele teve a experiência. Assim, eles vão percebendo como a pontuação vai construindo a interação dentro e fora do texto.
Além disso, os grupos têm que perceber que há um gênero dentro de outro gênero, e seu uso fica explicitado por meio da pontuação. O grupo que primeiro descobrir esse gênero e qual a pontuação que marca sua inserção no texto, deve ganhar pontos.

Quinta aula
Escrita (por grupo) do relato de experiência sobre as quatro aulas anteriores, assumindo um narrador em primeira pessoa que mostre como o modo de ver, usar e conhecer certos sinais de pontuação interfere no modo de ler, organizar o texto e compreendê-lo. Depois os grupos devem trocar as produções e corrigir os textos quanto à pontuação do texto. O grupo que melhor se expressar por escrito respeitando a pontuação ganha pontos.

Sexta aula
Contagem dos pontos por grupo e divulgação por meio de cartazes dos melhores textos produzidos sobre a experiência com pontuação.

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