sexta-feira, 21 de junho de 2013

: Avestruz (Mário Prata)

Situação de Aprendizagem
Público alvo:  9º ano do E.F. II
Tempo previsto: 5 aulas



—Objetivos
1.Desenvolver as estratégias leitoras;
2.Refletir sobre o assunto abordado superficialmente, preparando o aluno para descobrir as interpretações mais profundas;
Refletir sobre as prováveis intenções da narrativa
Estratégias
—Ativar conhecimentos prévios por meio de perguntas relacionadas ao título, levantando hipóteses sobre o assunto que será tratado no texto;
—Levantamento de hipóteses,  antecipações, expectativas;
—Confirmar, rejeitar ou retificar as antecipações ou expectativas criadas antes da leitura;
—Esclarecer palavras desconhecidas a partir de inferências e/ou busca em dicionários;
—Formular hipóteses a respeito da sequência do enredo;
—Formular conclusões implícitas no texto, com base em outras leituras, experiências de vida, crenças, valores;
Primeira aula
Levantamento dos conhecimentos prévios
1.Quem tem animal de estimação?
2.Como é ter um animal de estimações? Quais os cuidados necessários?
3.Conhecem o avestruz, o que se recordam dele?
4.Sabem qual é o lugar de origem desse animal?
5.Já leram, ouviram música ou assistiram a filmes que trouxessem esses animais?
Depois dessa interação preliminar, faz-se a leitura silenciosa do texto pelos alunos;
Após essa leitura, propõe-se a leitura compartilhada, já com inferência ou busca dos vocábulos não compreendidos;
Pedir que tragam para a próxima aula outros gêneros que se refiram ao assunto.
Segunda aula
Produção de ficha técnica, importância do gênero e revisão dos substantivos e linguagem técnica
Primeira produção escrita: gênero Ficha técnica sobre o animal
Avestruz, constando o nome científico, peso, altura, continente de origem do animal,expectativa de vida e hábitos alimentares.
Quando estiver construindo o gênero questionar aqueles que têm animal se eles teriam uma ficha técnica de seus bichinhos e qual a importâncias de se fazer esse gênero para cuidar deles?
Questionar se eles saberiam o nome científico de seus bichinhos e por que é necessário que se tenha esse tipo de nome. Qual a função dessa substantivação técnica?
Rever a classificação dos substantivos, observando a questão do gênero para o nome da ave em questão.
Terceira aula
Pesquisa sobre o gênero crônica e suas características
—Perguntar se os alunos saberiam identificar o gênero do texto
Avestruz de Mário Prata ou se lembram de terem  outros textos com características similares. Onde leram?
Conhecem o autor?
A linguagem é familiar?
—Pedir pesquisa a respeito do autor e do gênero crônica;
Assistir ao trecho do filme Príncipe da Pérsia: as areias do tempo no qual aparece uma corrida com avestruzes, observando a importância dadas ao animal naquela situação.
—Perguntar se essa característica foi explicitada no texto? Qual seria a intenção do autor ao fazer isso?
Quarta aula
Explicação sobre o gênero crônica e suas características
—Questionar qual a situação do cotidiano que levou o escritor a produzir a crônica?
—Qual a finalidade desse gênero textual e onde ele é comumente veiculado?
—O assunto cabe em outros gêneros? Conhecem algum?
—Mostrar e ouvir a música Avestruz  Dé Di Paula & Henrique (http://letras.mus.br/de-di-paula-ze-henrique/449646/)
—Observar as relações intertextuais, comparando a música, o texto e a ficha técnica elaborada.
Quinta aula
Reflexão sobre as intenções  do narrados;
Produção de gêneros diversos: verbais e não verbais
—Após comparar os gêneros, questionar sobre as intenções do autor ao omitir determinadas informações e ressaltar outras. Ele atingiu o objetivo pretendido? O texto tem um tom de humor?
—Produzir texto em um dos gêneros: cartazes com fichas técnicas, crônica ou música, sobre temática próxima à abordada pelo texto.
Debater sobre o pedido do garoto: é normal fazer esse tipo de pedido?
Expor os trabalhos produzidos nos murais e blog da Entidade Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário