quarta-feira, 5 de junho de 2013

Depoimento de Miriã Cassolla


Meus olhos e mãos têm sempre uma direção certa: a página de um livro!! Seja ficção, romance, aventura, drama... Submeto-me àquele outro mundo distante ou perto, passado ou presente... Essa viagem que se apresenta aos meus aguçados olhos, à mente sôfrega e ansiosa é tão delirante que meus amigos se divertem tentando descobrir qual livro eu não li para que possam me presentear...
Ler, para mim, é como transpor a plataforma 9 3/4 como Harry Potter, personagem que povoou meus sonhos e fantasias. O mundo que surge em toda a sua dimensão mágica tem nos livros a passagem, como se estes fossem a poção mágica, o pó do pirlimpimpim, a caverna encantada para o fantástico, o maravilhoso, o gótico... Da magia ao sobrenatural, da realidade à fantasia, com vampiros, lobos, maldições herdadas, impérios perdidos. Em meio aos personagens mais surpreendentes aprendi sobre a vida, aprendi as heranças dos heróis e vilões, das donzelas, de mulheres fortes e batalhadoras, de homens de honra, servos, reis e príncipes... Enquanto minhas amigas falavam de garotos, eu descrevia personagens!
E por falar em mulheres batalhadoras, lembro-me daquela cujo som longínquo da voz ainda ecoa em minha memória, ensinando as primeiras letras: minha mãe. Era sua doce voz que embalava meus sonhos em suas leituras. Foi ela quem me ensinou a olhar as palavras e descobrir seus sons e sentidos.
Hoje também modulo minha voz ao ler um conto de fadas, uma crônica, um conto e peço aos meus alunos que deem espaço à imaginação, permitindo criar a partir da leitura dos textos e de imagens, como filmes cujas temáticas se aproximem das leituras... Tento transportar meus alunos para o mundo maravilhoso que a palavra permite criar.
Leitura, para mim, é sentir as narinas se dilataram por causa daquele cheiro que prenuncia algo a ser descoberto... Como quando não chove há algum tempo e as primeiras gotas ensopam o chão seco, fazendo subir um cheiro ocre, aquele cheiro de terra... Nos livros, as terras a serem descobertas...

Um comentário:

  1. Maravilhoso! Amei o jeito que você usou para descrever suas reações físicas com a leitura. Eu fiquei realmente envolvido pelas suas palavras. Por favor continue escrever e enriquecer assim nossas vidas neste mundo virtual.

    ResponderExcluir