Texto
selecionado: A última crônica de
Fernando Sabino
Total
de aulas: seis aulas
Objetivo
O
objetivo desta Situação de Aprendizagem é levar o aluno ao conhecimento do
gênero crônica, suas características de linguagem, estrutura e estilo. Para
que, posteriormente, ele possa produzir o próprio texto dentro do gênero
assimilado e em uma situação de comunicação.
PRIMEIRA
ETAPA (1ª aula) - Leitura
compartilhada
Nessa etapa é importante ativar os conhecimentos de mundo, de situação de comunicação e de contexto de produção para observar como cada aluno vai construindo o sentido do texto e como, em grupo, esse sentido pode ser compartilhado.
Estratégias de leituras: inferências locais e globais, contextualização, levantamento de hipóteses, observação das relações intertextuais e interdiscursivas.
SEGUNDA
ETAPA (2ª aula) - Leitura analítica
Nessa etapa, antes de definir as características do gênero crônica, observam-se os elementos metalinguísticos que possibilitam depreender a temática própria do gênero, bem como o tipo de variante linguística predominante e os recursos linguísticos que estruturam o gênero.
Estratégias de leituras: na análise, a leitura dever ser minuciosa, observando as opções estilísticas, as construções de parágrafos e períodos (simples e composto) levando em consideração a temática e a finalidade do gênero.
TERCEIRA
ETAPA (3ª aula) - Discussão sobre o
gênero – definição e familiaridade
Nessa
etapa, pedir para os alunos trazerem outras crônicas. Nesse momento, é possível
a primeira avaliação: se o aluno compreendeu, por meio da análise, o que
distingue a crônica de outros gêneros de caráter jornalístico e literário, ele
poderá chegar à conclusão sobre o caráter híbrido desse gênero.
Estratégias de leituras: comparação, percepção da linguagem e das estruturas linguísticas que organizam o gênero.
QUARTA
ETAPA (4ª aula) - Relações intertextuais
e interdiscursivas
Leitura
do poema de Manuel Bandeira
O último poema
Assim eu quereria meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.
Após a leitura do poema, sua contextualização segundo a escola literária e a obra do autor, observar em que medida o autor da crônica tentou manter na composição da crônica o desejo do poema, como se deu a relação dialógica. Aqui também caberia uma breve explicação sobre o uso do futuro do pretérito como um tempo verbal no qual é possível a exposição de desejos, anseios, como acontece com Sinhá Vitória em Vidas Secas.
Estratégias de leitura: comparação entre textos, reconhecimento da importância de estruturas linguísticas programadas: coesão e coerência textual.
QUINTA
ETAPA (5ª aula) - Produção textual
Agora
é o momento que, para os alunos, torna-se crítico o ato de escrever, visto que
ele teve acesso a um conjunto de textos cuja escrita de qualidade supera sua
experiência como escritor. É necessário sensibilidade para, com sinceridade,
motivá-los à escrita de suas próprias crônicas. Sugira que o assunto seja
familiar e desperte interesse; depois peça que encontre outros gêneros – assim
como Fernando Sabino se apropriou do poema, o aluno também pode encontrar uma
música, um filme, um livro cuja temática lhe aguce a criatividade.
ÚLTIMA
ETAPA - Avaliação do processo de leitura
e escrita
A
avaliação ocorre de forma contínua durante o processo de construção do
conhecimento e se efetiva pela produção do aluno. Esta deve respeitar todas as
etapas: o planejamento do texto, a primeira escrita, a revisão e a produção
final.
Após
a avaliação, os textos podem ser publicados no Blog.
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